Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Famílias com CPFs irregulares no CadÚnico são notificadas

Data da notícia: 2024-01-16 18:05:00
Foto: Assessoria/Divulgação
Dados do CadÚnico possibilitam ao governo federal averiguar quais famílias precisam dos benefícios e serviços

Após o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgar em dezembro de 2023 que muitos Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) estão irregulares, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), iniciou o ano comunicando os beneficiários do Cadastro Único que regularizem a documentação para não ter o benefício suspenso. Ao todo, são 66 registros desatualizados.

Segundo a secretária da Semasf, Mirian Madalon, os dados do CadÚnico possibilitam ao governo federal averiguar quais famílias precisam dos benefícios e serviços dos programas sociais que estão disponíveis. Ela informou que a Semasf está com foco na atualização dos dados dessas famílias para que elas não percam seus direitos.

Os auxílios atingiram quase 20 mil pessoas com a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família (PBF), entre outros, no fim do ano passado.A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 83,9%, bem próxima da média nacional é 86,7%.

A coordenadora do CadÚnico do município, Deise Braga Minatelli, ressaltou que os dados do sistema são usados para o mapeamento das vulnerabilidades locais e o planejamento das ações e a seleção de beneficiários dos programas sociais geridos pelo estado e município. Ela comunicou que cerca de 23.600 famílias estão inseridas no Cadastro Único.

O CadÚnico é uma ferramenta social de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda residentes no território brasileiro com renda mensal de até ½ salário mínimo por pessoa. Atualmente no município, são mais de 13 mil famílias cadastradas nessa condição.

Fonte: Gabriela Suematsu - CCS




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.